Tuesday, March 11, 2008

Produtividade em Serviços


Ja reparou a quantidade de coisas que voce produz diariamente?

Por muitas vezes entendemos que nao produzimos algo, pelo simples motivo de nao gerarmos diretamente um produto final. Mas todos nos fazemos parte do desenvolvimento de algum produto. A este desenvolvimento damos o nome de "ciclo". Onde, neste, podem haver diversas etapas ou fases. Logo participamos de alguma etapa ou fase de um ciclo de vida de um produto.

Podemos definir a produtividade como "uma procura incessante por melhores metodos de trabalho e processos, com o objetivo de obter a melhor e maior producao com o menor custo possivel."

A ciencia da Gestao da Producao define diversos metodos de quantificacao da producao. Que eh a relacao entre o que eh consumido e o que eh produzido.
Desde sempre a gestao da produtividade foi o grande indicador do sucesso ou fracasso das empresas.

Produtividade = Producao/Consumo

O termo produtividade foi utilizado pela primeira vez , num artigo de um economista frances chamado Quesnay, em 1766. Mas somente no neste século a palavra assumiu o significado da relacao entre o produzido e os recursos utilizados para a producao.

Apenas 1950 a Comunidade Economica Europeia apresentou uma definicao formal de produtividade: "O quociente produzido pela divisao do produzido por um dos fatores de producao."

Depois desse papo de "quociente produzido" (risos), passemos para algo mais pratico: Como aplicar os fundamentos da produtividade em minha empresa?

A gestão da produtividade eh basicamente composto por tres procedimentos:

  • Medicao da produtividade

  • Identificacao e analise dos fatores determinantes dos gargalos

  • Definicao e aplicacao de propostas de superacao dos gargalos
Medimos a produtivivade a partir do colhimento de todas as variaveis envolvidas no processo produtivo. Este processo possui entradas e saidas, que em termos e praticas de mercado, sao chamadas de inputs e outputs, reespectivamente.

Como inputs podemos citar a quantidade de trabalho (horas), quantidade de capital (o que se gasta para produzir)... Como outputs citamos a quantidade de producao, valor da producao...

Vale salientar que aumentar produtividade nao significa trabalhar mais horas. Isto pode significar um aumento de producao, mas nao de produtividade. Uma boa produtividade passa por uma eficiente organizacao dos processos e uma constante formacao profissional dos trabalhadores. Pretendendo com isso fazer sempre mais, com menos.

Uma vez medida a produtividade, passaremos a identificar e analisar os fatores que levam ao gargalo, ou seja, a desaceleracao da producao. Devemos analisar de forma recursiva, verificando se um problema nao seria a causa de outro, ou ate, se a solucao de um problema pode ocasionar outros.

Com a analise em maos passaremos as medidas corretivas. Primeiro planejando e em seguida aplicando as mudancas necessarias.

Voce pode estar se perguntando: O que leva uma empresa a investir em produtividade?
O mercado responde: A competitividade.

"ser competitivo eh ter condicoes de concorrer com um ou mais
fabricantes e/ou fornecedores de um produto/servico num
determinado mercado"

A medida que crescem as vantagens competitivas, aumenta-se sua parcela de mercado.
Como fatores de produtividade temos os custos, a qualidade, prazos de entrega, flexibilidade, inovacao e produtividade.

A produtividade eh resultado de todos os fatores citados. Entao podemos definir que a produtividade eh obtida a partir da sua capacidade em inovar, da sua flexibilidade, da sua qualidade e da reducao dos seus custos.

A produtividade eh resultado da gestao dos recursos de qualquer atividade, onde a otimizacao dos mesmos deve ser uma prioridade de qualquer gestor.

Labels: ,

46 Comments:

At March 11, 2008 at 3:06 PM , Blogger Unknown said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At March 11, 2008 at 3:53 PM , Blogger Unknown said...

O texto chama atenção para as várias coisas que produzimos e muitas vezes nem percebemos que o fizemos. E também como aplicar e proceder para ter uma gestão produtiva. Foi bom vê que aumentar produtividade não significa trabalhar mais, vemos que a produtividade é obtida através de vários fatores. Podemos definir a produtividade como uma procura incessante por melhores metodos de trabalho com o objetivo de obter a melhor e maior produção. Ela é obtida a partir da sua capacidade em inovar e na medida que crescem as vantegens competitivas aumentam a sua parcela de mercado.

Claudia Correia
Ketules Gomes

 
At March 11, 2008 at 4:10 PM , Blogger Unknown said...

Produtividade em serviços


O texto fala constantemente em produtividade nas empresas, tendo em vista que no momento o alvo é investir em maneiras de alcançar o resultado satisfatório em relação ao mercado e em curto espaço de tempo.

Devido a isso as empresas cada vez mais investem em tecnologias e em profissionais capacitados ou elas mesmas capacitam para que o profissional atenda sua demanda e supere as suas expectativas.

O texto deixa claro que a produtividade não está atrelada a quantidade de horas trabalhadas e sim a qualidade dessas horas. Para se ter uma produtividade com qualidade o profissional deve ter uma gestão aplicada a sua carga horária e ter domínio dos procedimentos utilizados para eficácia do seu trabalho.

Fica cada vez mais notório que as empresas têm metas cada vez mais acirradas a serem atingidas devido a grande competição do mercado e que o profissional é cada vez mais avaliado pelo atingimento das mesmas.

Nos dias de hoje, produtividade é à base de tudo, principalmente quando se fala de lucro, planejar é necessário e fundamental para não se ter perdas e saber como reduzir custos, porém o executar é que é o x da questão, vemos no mercado cada vez mais as empresas investindo em tecnologias avançadas, a fim de serem mais eficazes no pronto atendimento ao cliente e assim ter um retorno rápido e satisfatório em relação ao lucro.

Portanto, um profissional e as empresas que desejam permanecer no mercado, precisa ter a produtividade com qualidade afim de se destacar e se superar entre a grande massa tanto de empregadores como de empregados.


Madêdja Ferreira
Márcia Costa

 
At March 11, 2008 at 4:15 PM , Blogger Unknown said...

Produtividade em Serviços


Partindo do ponto que produtividade é reunir as melhores técnicas de trabalho com o menor custo possível, sabemos que diretamente as empresas hoje precisam produzir algo diferente no que diz respeito ao chamado indicador de sucesso.
Essas empresas buscam constantemente desenvolver métodos organizacionais para comprovar, controlar e qualificar suas praticas na busca de uma excelência no fornecimento do seu produto ou na prestação de seus serviços.
E isso cada vez lhe torna mais forte e competitiva pra se manter nesse mercado cada vez mais agressivo. Onde os fatores com flexibilidade, qualidade e inovação estão intimamente ligadas.
As empresas que reúne todas essas habilidades nos dias de hoje com certeza, tem grande destaque no seu mercado.
Concordo com o texto quando diz que produtividade “é resultado da gestão dos recursos de qualquer atividade”. Quando se estabelece uma meta, devem-se levar em conta os fatores tecnológicos e emocionais para que o indivíduo consiga atingir a produtividade estabelecida. Isso envolve capacitação de gente, manutenção dos equipamentos, monitoramento diário, etc...
Produtividade com qualidade deve ser uma constante para se obter êxito no mercado de trabalho. É aprimorar as técnicas e os recursos. É identificar os pontos problemáticos e buscar soluções rápidas que não comprometam o resultado final.

Jaenne Michelle Cau Guerra Carneiro
Kátia Quintino de Almeida

 
At March 11, 2008 at 4:15 PM , Blogger Unknown said...

A produtividade no Século XXI

De fato, fazemos parte de um ciclo que gera produtividade diária e esta produção está relacionada como o nosso meio de vida.
Observando as mudanças no comportamento de compra dos consumidores, verificamos que nós estamos vivenciando a era do cliente, já que todos os esforços de venda das empresas hoje em dia são voltados para nós mesmos, os clientes.
O mundo está cada dia mais dinâmico, as pessoas estão cada vez mais impacientes, e isto faz com que as empresas produzam em um ritmo mais acelerado, tentando assim eliminar não só a concorrência, mas também eliminar os fatores que dificultam os processos de compra.
Quantas pessoas já optaram por um produto da marca concorrente pelo fato do produto procurado estar em falta na loja?
Para evitar estas situações negativas, as empresas estão se adequando a um novo modelo de mercado onde quem sobrevive é quem tem a melhor maneira de atender as necessidades dos clientes, fazendo com que os mesmos se fidelizem a marca, não só pelo fato do produto ser adequado as suas necessidades, mas também pelo fato do produto estar disponível no momento procurado.

Cássio da Silva Costa

 
At March 11, 2008 at 4:17 PM , Blogger Unknown said...

Esse texto se refere à produtividade. A produtividade se destaca como a melhor maneira de solucionar o problema de salário, lucro, competitividade entre as empresas e também entre países.

Quanto mais produzir num determinado tempo, mais produtivo fica o trabalhador, os equipamentos e os processos, quando comparados a outros.

Completando esse raciocínio, vemos que competitividade é a capacidade de conquistar e assegurar de maneira sustentável, fatias do mercado.

Um não vive sem o outro e a empresa que se preza, procura sempre investir nos dois.

Frederico João C. L. Pereira

 
At March 11, 2008 at 4:18 PM , Blogger Unknown said...

O texto vem ressaltar a necessidade de se manter competitivo no mercado atual e isso nos leva a um dos maiores problemas atuais que é manter a produtividade em todas as áreas da empresa e não só na linha de produção. Percebemos que um profissional que trabalha em frete a um computador recebendo e passando e-mails, fax, atendendo telefone, enfim recebem um bombardeio de informações simultaneamente tem uma dificuldade imensa de se manter concentrado e realizar suas tarefas de forma rápida e eficaz. Mas essa é uma realidade que não tem mais como ser modificada. Então o que fazer para manter este profissional produzindo neste novo ambiente?
Investir em atividades de conscientização destes profissionais para que percebam o quanto a otimização de sua produtividade tornará a empresa enxuta, rápida, econômica, gerando e fazendo parte do desenvolvimento de um produto/empresa, fator importante para o mercado competitivo. Os gestores de produtividade, são os maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma empresa, pois devem estar sempre motivando os seus trabalhadores, levando assim ao crescimento da mesma, pois devem ter uma visão de que só implantar uma tecnologia sem um suporte/orientação adequados, podem trazer mais prejuízos do que lucro para essa organização.

Paulla Nascimento
Fátima Mesquita

 
At March 11, 2008 at 4:22 PM , Blogger Unknown said...

Produtividade em serviços

No atual mercado competitivo a produtividade é um fator principal para o sucesso nas empresas. A organização é importante desde o atendimento ao cliente, passando pelos orçamentos dos produtos até a qualidade da entrega, ou seja, um bom planejamento para estabelecer a quantidade de tempo, horas, minutos e segundos para a produção e entrega do material. Porém as estratégias dependem do conceito de cada empresa, pois umas visam só o dinheiro e outras visam a credibilidade e qualidade do serviço, sendo assim grandes organizações investem no incentivo e motivação de seus funcionários, através de auxílio creche, vale compras e premiações como o PL e outros.
O planejamento bem sucedido da empresa gera a competitividade independente de sua localidade/região. As inovações tecnológicas contribuem para o crescimento e aprimoramento dos serviços prestados, buscando aumentar a rentabilidade, abrindo assim novos caminhos para mercados potenciais, não deixando de lado seus princípios básicos.
Logo, a produtividade resulta em uma boa gestão de recursos, onde a otimização dos mesmos devem ser priorizados a qualquer custo.


Cassandra Gusmão
Patrícia Alves
Raquel Tereza

 
At March 11, 2008 at 4:24 PM , Blogger Unknown said...

Resenha: Produtividade em serviços



O texto ressalta que a gestão da produtividade nas empresas vem se tornando cada
vez mais crucial, pois se não for estrategicamente bem planejada pode ser responsável pelo fracasso em um ambiente de crescente abertura externa. Devendo atuar sistemicamente envolvendo todos os setores da empresa.

A competitividade do mercado, juntamente com a globalização obriga cada vez mas as empresas buscarem alternativas eficazes e otimizadas, onde são analisadas e planejadas e em seguida aplicadas as mudanças necessárias, que possibilitem a maior e melhor produção, com menor custo possível.

Atualmente, sem produtividade ou sem a eficiência do processo produtivo,
dificilmente uma empresa vai ser bem-sucedida ou até mesmo sobreviver no
mercado.





Equipe: Hélio José da Silva Junior
Renata Espindola Aguiar

 
At March 11, 2008 at 4:27 PM , Blogger Unknown said...

Resenha – Produtividade em serviços


Há muito se fala sobre o que as empresas precisam fazer para serem e permanecerem competitivas. É preciso uma preocupação com a produtividade que é a relação entre produção e consumo, segundo a ciência da produção.
Para a gestão de produção uma empresa estará solucionando e diminuindo erros se identificar e analisar os fatores que determinam os gargalos ( a desaceleração da produção ) e se medir sua produtividade . A partir daí buscar solução para essa redução. Sendo assim a empresa conseguiria manter baixos custos que é um objetivo .
Portanto é fundamental para as organizações ter planejamento, uma gestão inovadora e eficaz para obter resultados satisfatórios .


IBGM - Prof. Filipe Monteiro
Equipe : Kátia Accioly
Carlos Accioy

 
At March 11, 2008 at 4:37 PM , Blogger Unknown said...

Para nós , produtividade é tudo que envolve o resultado positivo final dentro de uma empresa, pois, precisamos sempre fazer mais com menos.

A competitividade leva as empresas a investir em produtividade, e para que isso aconteça, devem sempre fazer a manutenção do que ja sabe, aprender de novo, fazendo melhor o que ja se faz direito, pois a produtividade necessita de um aprendizado contínuo.

Três passos são fundamentais para aumentar a produtividade em serviços- definir a tarefa, concentrar-se nela e definir o desempenho.

As empresas que investem e desejam um crescimento nas vantagens competitivas oferecem:
Um ambiente de trabalho harmônico, investem na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários, valorizam o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse de seu trabalho, estabelecem metas e controlam resultados que estejam associados às melhorias das operações.

Contudo, concluímos que, para o resultado da produtividade ser eficaz, as empresas precisam de todos os recursos citados acima e o comprometimento de seus gestores.


Elivânia Gomes
Eliene Ferreira
Lucila Monteiro
Fátima Lins

 
At March 11, 2008 at 4:42 PM , Blogger Unknown said...

Produtividade em Serviços

Esse texto relata as diversas formas de produtividades que podemos criar sem ao menos perceber que em algumas ocasiões estamos colaborando para a conclusão de um produto. Porque tudo que fazemos passa por um processo, que gera a produção de algo.
Onde a cada dia buscamos se aperfeiçoar para melhores resultados, com curto prazo e menores custos.
A tecnologia avançada mede com mais precisão os resultados com relação ao produto, seus benefícios e defeitos, buscando sempre melhores recursos para a produção.
Assim para medir a produtividade de uma empresa é necessário unir todos os dados envolvidos nas etapas de produção, como carga horária e o valor aplicado.
A organização da empresa é um dos fatores primordiais para alavancar a produtividade, pois não é somente contratar mão-de-obra e sim investir em treinamentos para qualificação dos funcionários, que podem atuar em vários setores da empresa passando a produzir mais com menos.
O principal para a produtividade de uma empresa é inovar, identificando as necessidades dos consumidores. Assim identificamos que é essencial a empresa está apta para prestação de serviços ao mercado, dando prioridade a qualidade do produto para a concorrência com os demais fabricantes.

Alunos: Taciana Martins
Raphaela Pontes
Marceline Muniz

 
At March 11, 2008 at 4:43 PM , Blogger Unknown said...

Marketing IV


Produtividade em Servicos

É relativo dizer que produtividade é sinônimo de qualidade, principalmente por haver fatores internos e externos que por sua vez pode nos trazer benefícios ou não.
O fato de não gerarmos o produto final não quer dizer que não temos uma boa produtividade, onde os setores daquele segmentos juntos é que vão indicar o fator produtividade no final. Assim, as variáveis, quantidade e qualidade são pontos chaves para avaliarmos a real necessidade de aumentar ou não a produção.
O que todos almejam conseguir quando se fala em produtividade é o melhor
método de trabalho e processos com objetivo de adquiri a melhor e maior produção com o menor tempo e custo possível.
Sabendo então o real significado da palavra produtividade é que podemos entrar no mercado para competir. Estudando as possibilidades e colocando em meta o objetivo de nosso segmento para pegarmos a fatia deste mercado tão competitivo.



Alunos: Silvania Vieira Gomes
Tuluá de C. Ferrão

 
At March 11, 2008 at 4:44 PM , Blogger Unknown said...

A PRODUTIVIDADE EM SERVIÇOS


Em um cenário mercadológico, onde a produtividade é um fator prepoderante e indicador que definirá o sucesso ou fracasso das empresas . A produtividade é um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo, onde o consumidor está mais exigente, e bem informado.Este texto mostra uma realidade do que está acontecendo nos dias atuais.Como medir esta produtividade?Produzir sempre mais e melhor por menos.
Podemos citar como exemplo o que acontece na industria automobilística, onde temos a montadora da Volkswagen com uma grande produção, porém uma produtividade ineficiente tornando seu produto final caro em relação aos seus concorrentes. Por outro lado, temos a Fiat que investiu no processo de uma produtividade eficaz, tendo assim no seu produto final um custo-benefício satisfatório. Podemos a este caso aplicar a seguinte definição:Produtividade é uma procura incessante por melhores metodos de trabalho e processos, com o objetivo de obter a melhor e maior producao com o menor custo possivel."

EQIUPE: EDIEL COSTA
RENATA CARINE
DANIEL RUFINO
JOÃO BOSCO DE FRANÇA

 
At March 11, 2008 at 4:49 PM , Blogger Unknown said...

Produtividade de serviços:

A produtividade está atrelada a diversos fatores.
A necessidade de consumo e o desejo cada vez mais exigente.
O consumidor busca cada vez mais ofertas, produtos e serviços melhores. Visando a excelência como padrão de qualidade a todos que querem se destacar no mercado diante de tantas opções de marcas e produtos.
O consumo advém de um melhor aperfeiçoamento e para isso é necessário que existam ferramentas adequadas dentro do ambiente de trabalho gerando mais produtividade.
Um fator principal é o emocional, o ser humano produz mais e melhor quando ele esta motivado,a mesma leva o homem a realizar seu trabalho com sucesso.
Segundo seu ambiente e as ferramentas que lhe são dadas para a produção e a realização de tarefas visando obter o melhor serviço
e desperdiçando o menor tempo e custo possível.
A gestão da produtividade é um fracasso quando ela pensa apenas em criar,gerar e lucrar não analisando as forças propulsoras do mercado em relação aos seus concorrentes.no mais ela será apenas mais uma no mercado.
A produção de consumo acontece com sucesso quando ela estuda o produto e o serviço e seus concorrentes: analisando e avaliando,seu produto em relação ao mercado e ao publico.
A relação de troca acontece quando existe meios eficazes dentro da empresa,que favoreça as melhores condições de troca,destacando-se no atendimento,no serviço atendendo da melhor forma possível as necessidades dos clientes.
O desenvolvimento e crescimento da produtividade está embuida em atender as necessidades do mercado e dos clientes na medida que cresce a concorrência.

Cleonice Firmo
Maria Ferreira

 
At March 14, 2008 at 5:28 PM , Blogger Unknown said...

PRODUTIVIDADE EM SERVIÇOS



PRODUZIR NÃO QUER DIZER, PRODUÇAO EM ALTA QUANTIDADE, MAS SIM PRODUZIR COM EXCELENCIA DE QUALIDADE PARA QUE MAIS TARDE NÃO CORRAMOS O RISCO DO PRODUTO OU SERVIÇOS QUE DESENVOLVEMOS VENHA A FRACASSAR, EXISTE TODO UM PROCESSO P/ CONSTRUÇAO PENSANDO-SE NO MERCADO, NO CONSUMIDOR, NO CUSTO P/ DESENVOLVE-LO, MEDIANTE ESSAS INFORMAÇOES IREMOS AVALIAR A PRODUÇAO A SER IMPLANTADA NESTE O PRODUTO OU SERVIÇOS.


GESTAO IV
ALUNA: JACIARA GOMES

 
At March 14, 2008 at 5:30 PM , Blogger Unknown said...

Muitas vezes nos pegamos numa situação de tremendo desastre na hora de um atendimento, quando atendemos alguns clientes completamente pessimistas, o que atrapalha o nosso desempenho no decorrer do dia, em relação a outras vendas. Mas se o consultor estiver bem preparado e tiver argumentos para sua defesa, ou seja, defesa de seu produto ou serviço, tiver boa qualidade no atendimento, isso irá influenciar o resto do seu dia, pois aquele cliente será influenciado pela argumentação do atendente e também pela qualidade de seu atendimento, fazendo consequentimente o aumento da produtividade. Pois como no próprio texto diz que uma coisa leva a outra e um bom atendimento, melhora o desempenho do funcionário e a satisfação do cliente que passará a comunicação para outros clientes.

Nataly Verissimo e Andrea Brandão

 
At March 14, 2008 at 5:33 PM , Blogger Unknown said...

A Produtividade é o carro chefe, e primordial dentro de uma empresa, tanto em questão de horas como também em produção.
Sendo assim é uma das coisas mais importante que um gestor possa a vir a desempenhar, para atingir seus objetivos, e a empresa alcançar suas metas.

Raquel Bernardo

 
At March 14, 2008 at 5:34 PM , Blogger Unknown said...

Por não fazermos parte e não vermos o produto final podemos achar que não produzimos nada, mas produtividade não quer dizer necessariamente que seja produção/produto. Produtividade não quer dizer trabalhar horas a fio. Produtividade e o resultado de vários fatores que nos levam a competir no mercado é a otimização para melhor qualidade de gestão.

Maria das Dores Oliveira

 
At March 14, 2008 at 5:37 PM , Blogger Unknown said...

Na condição que o texto nos apresenta, precisamos nos colocar na dimensão da análise, tanto da posição de Gestor, como na de Consumidor. Por que assim é o que nos parece a regra do jogo.
Produzir com boa qualidade para um público cada vez mais consciente e ao mesmo tempo exigente. Esta é a realidade dos nossos dias.
Não é sem razão que a comunidade Européia apenas em 1950 entendeu, definiu e apresentou de maneira formal o conceito da produtividade.
Ou seja: de forma prática visualizou os fatores de Riscos (causas e conseqüências) na dimensão do identificar, definir e medir a produtividade e seus fatores.

IBGM – Adm. Serviços – Data 14/03/2008
Professor Filipe
Aula – Interpretação do Texto – “Produtividade em Serviços”
Aluno – Antonio Aureliano

 
At March 14, 2008 at 5:37 PM , Blogger Unknown said...

TEMA: PRODUTIVIDADE EM SERVIÇOS


Sabemos que para produzir algo temos que planejar cada processo para se obter algo ou resultado, as empresas criam sua normas e procedimento ajustando cada vez para produzir com menos custos. Isso séria o mais fácil mais temos um fator que determina o funcionamento dos processos que são as pessoas, todos nós temos nossos problemas e insatisfações ao produzir algo às vezes sem conhecer o sentido do que está fazendo. Isso é determinante na produtividade, o melhor caminho para se produzir com qualidade é a participação das equipes na tomada de decisão e melhorias dos processos de produção com sugestões. É fundamental para o colaborador o conhecimento de todo o processo produtivo mesmo que sua parte seja a menor de toda cadeia.
Os empresários que por sua vez visão lucros, hoje vêem a qualificação de seus funcionários como fator determinante para está no mercado e ao mesmo tempo modernizar seus produtos e serviços. As participações nos resultados motivam e fazem os funcionários sentirem parti do negócio.


Pedro Augusto F de Medeiros Souto
Gestão de Empresas IV

 
At March 14, 2008 at 5:38 PM , Blogger Unknown said...

O TEXTO DIZ QUE DEVEMOS SEMPRE FAZER AS NOSSAS ATRIBUICOES, DE FORMA EFICIENTE E EFICAZ; ATINJINDO SEMPRE AS NOSSAS METAS. DESTA FORMA, NÃO SÓ CONSEGUIREMOS BONS RESULTADOS; COMO TAMBÉM TODA EMPRESA
DANIEL ANTONIO
GESTÃO 4

 
At March 14, 2008 at 5:39 PM , Blogger Unknown said...

Aluno: Marcos Tavares da Silva.

Tema: Produtividade em Serviços

No texto podemos visualizar que muitas vezes participamos na produção de algo, mas não nos damos conta, simplesmente pelo fato de não ser o processo final.
O mercado hoje em dia é tão competitivo que faz com que todos se preocupem com a produtividade, que é a inovação, a otimização do produto. Quando a produtividade é levada em consideração se é fabricado um produto flexível, que na maioria das vezes tem um baixo custo de produção aumentando ao máximo seu poder de competitividade.

 
At March 14, 2008 at 5:39 PM , Blogger Unknown said...

ALUNO: HERMANN VIEIRA DE SOUZA



TEMA : PRODUTIVIDADE EM SERVIÇOS



Nesse texto podemos visualizar que muitas vezes nos não nos damos conta do que produzimos pelo simples fato não realizar o produto final.
Levando em conta que todos nos fazemos parte de um processo produtivo de um produto e que esse processo domos o nome de ciclo e que esse ciclo onde esse ciclo pode haver diversas fase ou etapas logo concluo que

O texto ressalta que a gestão da produtividade nas empresas vem se tornando cada
vez mais crucial, pois se não for estrategicamente planejada pode ser responsável pelo fracasso em um ambiente de crescente abertura. Devendo atuar sistemicamente envolvendo todos os setores da empresa e de forma otimizada

 
At March 14, 2008 at 5:41 PM , Blogger Unknown said...

A produtividade é um fator que deve funcionar de uma forma natural dentro das organizações devido á alta competitividade do mercado , que sempre exige melhores produtos e serviços tanto no ambiente externo como no ambiente interno da organização . A não aferição periódica da produtividade consisti em uma deslocação do mercado em que se trabalha e conseqüentemente uma grande desvantagem competitiva , um ponto que vale destacar é que na medição da produtividade é necessário o conhecimento de todos os processos pois só assim pode- se ter conhecimento da sua produtividade , como citado no artigo.

Enildo miranda

 
At March 14, 2008 at 5:42 PM , Blogger Unknown said...

A produtividade estar sempre ligada à eficiência e a eficácia de um produto ou serviço
Mas no momento que a concorrência cresce as vantagens competitivas se tornam, mas elevadas gerando assim um modelo de produtividade onde qualquer objeto ou serviços tem que ter o maximo de qualidade e supra todas as necessidades possíveis.
Eu avalio a produtividade um item importante em minha atividade diária com a qualidade, e eficiência que executo os meus serviços e ultilização métodos de desenvolvimentos organizacionais que tento aplicar em função dos meus clientes.
Mediar os processo de produtividade e saber pesquisar, avaliar, e aplicar mudança constante em correlação ao mercado atual.


Jemerson edias de melo
4º período de gestão de empresas

 
At March 14, 2008 at 5:42 PM , Blogger Unknown said...

Produtividades em Serviços

Produzimos muitas coisas diariamente e há vários fatores internos e externos que atrapalham a produtividade. As vezes entendemos que não produzimos algo por não obter o produto final, mas fazemos parte do desenvolvimento de algum produto. E a isto chamamos de ciclo.
A produtividade é uma procura para melhorar a forma de trabalho com foco em obter a melhor e maior produção com baixos custos.
A relação entre o que é consumido e o que é produzido são métodos da qualificação da produção.
Os fundamentos da produtividade são compostos por 3 procedimentos:
- Medição da produtividade;
- Identificação e análise dos fatores determinantes dos gargalos;
- Definição e aplicação de produtos de superação dos gargalos.
Aumentar produtividade não quer dizer trabalhar por mais tempo, isso pode aumentar a produção, mas não a produtividade.
A produtividade tem que ter organização nos processos e uma boa formação profissional.
Devido a grande competitividade o mercado está investindo em produtividade.
Como há o aumento das parcelas do mercado, crescem as vantagens na competitividade.

IBGM-FACOTTUR
Tatiana da Silva Castro
Gestão de Empresas IV – Noite

 
At March 14, 2008 at 5:45 PM , Blogger Unknown said...

A produtividade nem sempre esta ligada a qualidade final de um produto ou serviço, pois ser produtivo sem ter qualidade no que esta se fazendo perdi-se o foco.
Para ser competitivo no mercado de hoje, as empresas tem que estar bem informadas em relação as novidades existentes, pois cada vez mais as empresas estão adquirindo novos equipamento e capacitando os seus funcionarios, pois os clientes cada vez mais querem produtos ou serviços que atendam as suas necessidades.

Luciano José da Silva
Bruno Silva Santos

 
At March 14, 2008 at 5:46 PM , Blogger Unknown said...

Administração de serviços

A produtividade hoje em dia enter as empresas vem crescendo muito, cada dia que passam elas estão evoluindo muito, procurando sempre aprimorar e melhorar, acertar mas’ e errar menos, a informatização nas empresas são primordial no que diz respeito a logistica do negocio. Onde a agilidade e prossessamento de dados dentro da empresa para fora, são importante para a boa entrega e satisfação do cliente. A medida que crescem as vantagens competitivas, aumenta-se sua parcela de mercado.
Como fatores de produtividade temos os custos, a qualidade, prazos de entrega, flexibilidade, inovacao e produtividade. Existe aí uma logistica onde o aperfeiconamento e a rapidez da entrega são fatores predominante.





Criciano vasconcelos

 
At March 14, 2008 at 5:46 PM , Blogger Unknown said...

PRODUTIVIDADE EM SERVIÇO

No meu entender produzir não e apenas levar a matéria prima para a produção ou simplesmente efetuar um serviço existe fatores que direta ou indiretamente contribui para varias fases do processo de produção ou serviço.
Na produtividade tem que existir planejamento, pesquisa de custos,um serie de fatores que formam com maior qualidade a produtividade de uma empresa,onde são analisados,qualidade,prazos de entrega,prazos de pagamentos,recebimentos , onde também são bastante considerados as flexibilidade e as inovações, onde buscam qualificar os funcionários e aprimorar suas estratégicas , para sempre obter uma produtividade melhor na produção ou nos serviços executados.


GESTAO DE EMPRESA IV
MATERIA:ADMINISTRAÇAO DE SERVIÇOS
ALUNA:EDNA CUNHA SOARES

 
At March 14, 2008 at 5:47 PM , Blogger Unknown said...

Recife, 14 de março de 2008.




Resumo sobre Produtividade em Serviço.


A produtividade é um ponto muito importante dentro de uma empresa.


Falarei um pouco do trabalho que desenvolvo:


Já observei a minha produtividade quanto ao meu trabalho, antes eu não planejava nada fazia minhas tarefas sem qualquer planejamento. Com isso tive muita perda de tempo. Hoje aprendi com alguns métodos como planeja e melhorou muito meu desempenho na empresa. Vejo o que é mais importante e começo a fazer o mais rápido possível para que eu deixe o mínimo para o outro dia. Para isso é necessário organização dando prioridade as tarefas mais importantes para aquele dia e se não conseguir concluir tudo, no outro dia começo pelas tarefas que ficaram pendentes. Este é o meu conceito de planejamento de produtividade. Porém tenho que aprende ainda mais pois continuo tendo falhas. Quanto até mesmo como diminuir a quantidade de papéis em minha mesa.



Aluna Fátima Miriam do Monte
Gestão IV – noite.
Professor – Felipe.

 
At March 14, 2008 at 5:51 PM , Blogger Unknown said...

ADM. de SERVIÇOS.

Prof. FELIPE.


“No entendimento do texto sobre produtividade, podemos perceber que cada vez mais competitivo, a empresa para se manter terá que investir em produtividade.”

Aluno:Ayrton Percinio da Silva Júnior

 
At March 14, 2008 at 5:52 PM , Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

 
At March 18, 2008 at 5:08 PM , Blogger Unknown said...

RESUMO sobre a produtividade em serviço.

Fala das empresas de forma que a produtividade e ponto principal, que alguns métodos usado na forma que o planejamento e o ponto fundamental para o desenvolvimento , na vida pessoal , assim ficando mais fácil executar as tarefa que esta sendo elaborada, dentro das atividade , facilitando cada vês mais toda ,produtividade.


ricardo gomes

 
At March 18, 2008 at 5:09 PM , Blogger Unknown said...

Produtividade é o resultado final, é uma organização, um planejamento adequado para cada situação, porém é necessário oportunidade para que esse planejamento seja aplicado.

Janaina Tavares

 
At March 18, 2008 at 5:17 PM , Blogger Unknown said...

ser competitivo eh ter condicoes de concorrer com um ou mais
fabricantes e/ou fornecedores de um produto/servico num
determinado mercado"

 
At April 26, 2008 at 5:41 PM , Anonymous Anonymous said...

não é só produzir para competir com o mercado. é planejar para produzir mais com menos custos. produtividade está relacionada a qualidade e juntas reduzem custos e aumentam a competitividade. produtividade é adiministrar recursos com maior aproveitamento, gastando menos, com menos desperdícios, menos prejuízos.ela vem através de um bom ambiente de trabalho, bons treinamentos para fúncionários, planejando, analizando, monitorando resultados e motivando. a produtividade traz benefícios à todos: clientes, profissionais, empresa e ao país que cresce consequentemente.

 
At April 27, 2008 at 10:57 AM , Anonymous Anonymous said...

A produtividade é um principal fator dentro de uma empresa ,ele identifica o crescimento de lucros e a baixa nos custos (fator primordial dentro de uma organização). O andamento de uma boa gestão com eficiência e organização, planejamento sem falhas na execução, delimita a empresa a aumentar ou diminuir sua produção, sem aumentar a carga horária de trabalho = satisfação do funcionário, produto de boa procedência para o mercado, qualidade nas entregas, prazos e confiança para fornecedores e vendedores gerando conforto e credibilidade, mas , não é só isso que influência a produção em uma empresa, a concorrência, (principal fator "fora" da empresa), é sempre agressiva e inovadora, por isso, não podemos permitir falhas.
Em nossos planejamentos, para que nossa produtividade possa gerar satisfação, lucro e confiança no mercado.


Focottur
Sanzyo Rafael

 
At April 27, 2008 at 12:44 PM , Anonymous Anonymous said...

para avaliar a nossa produtividade, primeiramente é preciso direcionála para algo. mais claro que de certa forma em um modo geral participamos de um ciclo de algum produto que define-se em:melhores formas de trabalho com a maior produção e o menor custo. na empresa a produtividade é uma grande substancia para o sucesso ou fracasso dela. conseguindo a identificação e a medição da produtividadeanalizando os fatores.chegamos na entrada e saida do mercado que são chamadas de imputs são a quatidade de horas trabalhadas e o que gastam para produzir. outputis é a quantidade de produção, valor da produção. produtividade não significa trabalhar mais, produtividade é vc otimizar o trabalho com profissionais terinados capazes de identificar os problemasque um pode ocasionar a outro.pq planejar é a base de tudo.as empresas investem em produtividadepq o mercado está crescendo.e quanto melhor produzir será contra os concorrentes. conduzindo que o gestor tem que ir em busca de sua produtividade.

 
At April 27, 2008 at 3:35 PM , Blogger Sheyla Akemi said...

Produtividade em Serviços

Mesmo não gerando diretamente um produto, todos nós participamos em alguma etapa ou fase do seu ciclo de vida. Estamos sempre, então, produzindo algo diariamente e devemos estar atentos aos fatores internos e externos que ajudem ou atrapalhem a nossa produtividade.

A definição formal diz que produtividade é "o quociente da divisão do produzido por um dos fatores de produção." E ainda podemos definir como "a busca incessante por melhores métodos de trabalho e processos, com o objetivo de obter a melhor e maior produção com o menor custo possível."

Para aplicar esses fundamentos, a gestão da produtividade utiliza, basicamente, três procedimentos:

• medição da produtividade
• identificação e analise dos fatores determinantes dos gargalos
• definição e aplicação de propostas de superação dos gargalos

A medição envolve os recolhimentos de todas as variáveis envolvidas no processo de produção, tanto as variáveis de entrada (inputs: horas de trabalho, custo de produção) quanto de saída (outputs: quantidade produzida, valor da produção).

Depois disso podemos identificar e analisar os fatores que levam aos gargalos (desaceleração) da produção, verificando as relações entre os problemas encontrados.

Com a análise podemos planejar e implantar as mudanças necessárias.

O objetivo de aumentar a produtividade não significa trabalhar mais, e sim uma organização mais eficiente e uma melhor formação dos profissionais, pretendendo fazer sempre mais, com menos.

A competitividade é que leva as empresas a buscar melhores condições de concorrência e aumentar a sua parcela de participação no mercado, e a produtividade é obtida da capacidade de inovar, da flexibilidade, da qualidade e da redução dos custos, ou seja, da melhor gestão dos recursos e que deve ser prioridade de qualquer gestor.

Facottur - Marketing 1º Período (Manha).

 
At April 27, 2008 at 4:09 PM , Blogger Sheyla Akemi said...

Produtividade em Serviços

No texto podemos perceber que mesmo não gerando diretamente um produto, todos nós participamos em alguma etapa ou fase do seu ciclo de vida. Estamos sempre, então, produzindo algo diariamente e devemos estar atentos aos fatores internos e externos que ajudem ou atrapalhem a nossa produtividade.
Isso mostra o quanto precisamos estar atentos ao planejamento, pois as empresas atualmente buscam os melhores métodos de trabalho e processos, com o objetivo de melhorar e baratear a sua produção.
A competitividade do mercado é que faz as empresas buscarem as melhores condições de concorrência e a sua participação no mercado, devido a isso a busca pelo aperfeiçoamento da produtividade faz com que as empresas escolham a melhor gestão dos recursos, isto é, inovação, flexibilidade, qualidade e redução de custos.

Facottur - Marketing 1º Periodo Manha

 
At April 27, 2008 at 4:13 PM , Blogger Sheyla Akemi said...

Produtividade em Serviços

No texto podemos perceber que mesmo não gerando diretamente um produto, todos nós participamos em alguma etapa ou fase do seu ciclo de vida. Estamos sempre, então, produzindo algo diariamente e devemos estar atentos aos fatores internos e externos que ajudem ou atrapalhem a nossa produtividade.
Isso mostra o quanto precisamos estar atentos ao planejamento, pois as empresas atualmente buscam os melhores métodos de trabalho e processos, com o objetivo de melhorar e baratear a sua produção.
A competitividade do mercado é que faz as empresas buscarem as melhores condições de concorrência e a sua participação no mercado, devido a isso a busca pelo aperfeiçoamento da produtividade faz com que as empresas escolham a melhor gestão dos recursos, isto é, inovação, flexibilidade, qualidade e redução de custos.

Facottur - Marketing 1º Periodo Manha

 
At April 29, 2008 at 5:24 AM , Anonymous Anonymous said...

Ao ler o texto cheguei a seguinte conclusão:
Produtividade é desenvolver um trabalho de boa qualidade, no menor tempo possível e a baixo custo.
O sucesso de uma organização depende da gestão de produtividade para atingir um mercado muito exigente.

 
At May 1, 2008 at 5:17 PM , Anonymous Anonymous said...

Falar sobre produtividade é muito complexo por ter varios pontos de vista ,na minha opinião Produtividae refere-se de um planejamento de trabalho e processos que servira de sucesso para o futuro de uma empresa,em cima desse contexto surgi a competitividade que serve como "gasolina" para essa maquina funcional fervurosa que é o MERCADO.

POLIANA PEGADO
FACOTTUR
1º PERIODO/MANHÃ - MARKETING.

 
At May 1, 2008 at 5:30 PM , Anonymous Anonymous said...

Falar sobre produtividade é muito complexo por ter varios pontos de vista ,na minha opinião Produtividae refere-se de um planejamento de trabalho e processos que servira de sucesso para o futuro de uma empresa,em cima desse contexto surgi a competitividade que serve como "gasolina" para essa maquina funcional fervurosa que é o MERCADO.

POLIANA PEGADO
FACOTTUR
1º PERIODO/MANHÃ - MARKETING.

 
At May 21, 2008 at 12:45 PM , Anonymous Anonymous said...

Produtividade em serviços
A todo momento inventamos coisas em grande quantidade todos os dias sera que alguem pensou nisso.Produzimos muito sem avaliar os pontos positivos e negativos .Pelo seguinte motivo de produzirmos muito,sem definir um produto completo e tentamos isso varias vezes como uma etapa ou ciclo de vida de um produto.O autor diz que e que temos que elaborar metodos de trabalho e processos com o intuito de conseguir melhor emaior produçao com menor custo. Para se obter uma grande produtividade nao basta trabalhar mais horas e sim qualificar a organizaçao,e preparar profissionais eficientes para arealizaçao dos trabalhos.A competitividade insere-se num conjunto de fatores que determinam qualidade ,flexibilidade,prazo e entrega . A concorrencia quer fazer melhor,mas so ganha quem oferecer o melhor e mais atrativo entre serviços e produtos.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home